Veja também:

Informações:

  • Trip Advisor Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

balonismonachapada@gmail.com

Alto Paraíso de Goiás - GO

062-98243-5143

 

Desenhado por FilipMoura.com

É proibida a reprodução total ou parcial destas imagens. Fotografia é obra intelectual protegida pela Lei 9.610/88. Todos os diretos reservados: Copyright ® Balonismo Na Chapada todos os direitos reservados.

O PILOTO

Filipe Tostes, natural de Piracicaba-SP, 12 anos de experiência com balonismo comercial, esportivo e de aventura, dentro e fora do país. Piloto credenciado pela ANAC desde 2011.

Começou no esporte como “obsever”, uma espécie de fiscal que acompanha as equipes durante as provas em campeonatos de balonismo, para garantir que todas as regras de competição sejam respeitadas.

 

Foi durante uma das provas do campeonato brasileiro de 2005, realizado em Rio Claro-SP, que Filipe conheceu o piloto goiano Lupercio Lima. Alí começava uma grande amizade e um eterno aprendizado com aquele que é até hoje seu maior mentor no esporte. Naquele mesmo ano Filipe já passou a integrar a equipe de Lupercio. Essa parceria rendeu um vice-campeonato sul-americano (2006), o tri-campeonato brasileiro (2007,2008 e 2009), bi-campeonato sul-brasileiro (2006 e 2007), além de um 10° lugar no campeonato mundial de balonismo realizado em Hofkirchen-Áustria em 2008.

Aquilo tudo era um grande sonho que se realizava, a cada evento, a cada contato feito e, principalmente a cada lição aprendida com os erros e acertos cometidos. Competir ensina muitas lições, para o esporte e para a vida! 

A partir de 2006 Filipe passava a integrar a equipe da AirBrasil Balonismo, do renomado piloto Feodor Nenov, que operava na época o maior balão da América Latina com capacidade para 16 passageiros.  Era alí o começo de outra história para Filipe. O contato com os balões grandes e com os voos comerciais o fez enxergar outro lado do balonismo, muito diferente do mundo das competições. Realizar sonho de outros e fazer gente feliz passaria a ser a maior missão!

A partir de 2007, dando continuidade ao eterno aprendizado da vida de um balonista, Filipe se mudou para Madri. Foram 7 meses como parte da equipe da empresa Flying Circus, do experiente piloto espanhol Anulfo Gonzalez.

Seguia a missão e o aprendizado, além dos novos contatos a cada evento e a cada trabalho. 

 

No ano seguinte, Filipe se mudou para a Inglaterra e passou a compor a equipe da maior empresa de balonismo comercial do planeta, a Virgin Balloon Flights, que opera mais de 30 balões grandes ao redor de todo o Reino Unido.

 

A partir de mais aquela linda experiência com aqueles que eram na época os maiores balões do velho continente Filipe teve a certeza de que era aquilo que ele queria para a sua vida. Voar balões comercialmente, realizar sonhos e fazer gente feliz. Tudo era apenas uma questão de tempo. Foi ao regressar para o Brasil no ano seguinte, em 2009, que Filipe passou a montar seu primeiro equipamento, firmando uma parceria que perdura até hoje com a família Chemim, renomados fabricantes de balão de Campo Largo, no Paraná. Alí nascia de fato a Outdoor Ballooning Brasil com seu primeiro balão. Era ainda um balão pequeno, adequado para competições, mas que já permitia à Filipe fazer alguns vôos comerciais.
 

No final de 2013, depois de alguns meses operando voos no Distrito Federal, em Goiás e no Tocantins, que Filipe Tostes decidiu se mudar para Alto Paraíso de Goiás e montar ali sua base, para a vida e para o trabalho com voos comerciais. Operar na Chapada dos Veadeiros é muito mais que realizar um voo de balão. É dar a todos os passageiros a oportunidade de ver de outro ângulo uma das mais belas obras primas da natureza, ajudando a despertar em todos mais consciência para a preservação do bioma cerrado.

Foto: André Dib

Dib 2